Quem Somos

Desde seu início, em 2008, o Projeto_ENTRE é uma ação e um vetor: programar espaços culturais e convidar a cidade – seus artistas, seus espectado- res – para ocupa-los. Entre é também preposição, e o nosso ENTRE fala da prática de fazer conviver, em um mesmo espaço, várias linguagens, de criar um espa- ço de fricção entre elas.

ENTRE pode ser também ponte, e rede.

No início de 2010, começamos a desenvolver um projeto chamado ENTRE_Lugares. Ele foi pensado como um instrumento para a criação de redes: co- nectar cidades, espaços culturais e artistas, realizar parcerias e coproduções, trabalhar mercados e alar- gar fronteiras, quebrar estigmas e impossibilidades. Pensar a importância de não só recebermos artistas de outros lugares como também de levar artistas bra- sileiros para fora, de pensar o conceito de intercâm- bio tão concretamente quanto fôssemos capazes.

O ENTRE_Lugares é, então, um projeto que nasce do desejo de criar braços e parceiros além-fronteiras, e com eles estabelecer diálogos de criação artística contemporânea.

Dois anos depois, descobrindo e conquistando interlocutores e parceiros municipais e internacio- nais, hoje podemos dizer que o ENTRE_Lugares é um programa de intercâmbios que estabeleceu cone- xões com – Reino Unido, Portugal, República Tcheca e Argentina. Em 2010, o intercâmbio com a República Tcheca se iniciou com a vinda do artista visual Jan Mancuška, e em 2011 o espetáculo brasileiro Manifesto Ciborgue esteve no 4+4 Days Festival, em Praga. Para 2013, está em produção o intercâmbio com Portugal, por conta das comemorações do Ano Portugal no Brasil, e em fase de captação o nosso programa argentino.

Agora, em junho de 2012, temos a alegria de apresentar ENTRE_Lugares RIO_LONDRES, criado e desen- volvido em parceria com o Chelsea Theatre, e com o curador Gustavo Ciríaco.

Sabemos que um espaço cultural gerido por artistas trabalhando em sua máxima potência pode mudar sua história e seu entorno. Acreditamos que muitos espaços culturais potentes podem mudar uma cidade. Acreditamos ainda que, com política cultural e traba- lho, é possível criar pontes mais longas, entre parcei- ros de longe.

Sejam bem vindos ao ENTRE_Lugares RIO_LONDRES no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio de Janeiro.

Projeto_ENTRE

Daniela Amorim, Joelson Gusson e Marta Vieira

Ficha Técnica

Direção Artística Daniela Amorim e Joelson Gusson
Curadoria Gustavo Ciríaco
Direção de Produção Marta Vieira
Produção Executiva Carlos Grun
Assistência de Produção Rachel Lamm
Direção Técnica Carlos Lafert
Assessoria de Imprensa Bruno Pacheco
Programação Visual Evee Ávila e Priscilla Moura (Balão de Ensaio)
Produção Gráfica Sidnei Balbino
Registro Fotográfico Paula Kossatz e Guilherme Rodrigues

Parceria Chelsea Theatre | Francis Alexander
British Council
Apoio Biblioteca Central da Unirio
Culturgest
Companhia das Letras
Restaurante Ki

Administração Fomenta Produções | Carla Mullulo e João Braune
Administração ECM Sérgio Porto Ângela Blazo
Realização Projeto_ENTRE